http://imgs.sapo.pt/gfx/141204.gif


Dois gregos, de seu nome Apostolos Grigoropoulos e Yiannis Papadopoulos, tiveram a ideia em 1999 de criar um site colaborativo onde qualquer pessoa possa efectuar o upload dos seus trabalhos e ideias, sem que seja avaliado por nenhum juiz. A única grande condição é que os conteúdos transferidos explore de alguma forma a cultura das redes do século XXI.



A ideia tem algumas semelhanças com o tipo de jornalismo colaborativo muito em voga. Contudo, o .netculture concede mais destaque ao universo artístico e cultural relacionado com as novas tecnologias. O utilizador pode descarregar uma notícia, um artigo, comentário ou trabalho artístico, podendo até sugerir um tema para uma sondagem.



O objectivo desta publicação é a criação de uma plataforma que irá funcionar como um simulador para pessoas que não gostam de ser meros receptores. Os organizadores do site opõem assim o seu ponto de vista a uma perspectiva mais comercial, consumista e passiva em que o utilizador se limita a receber conteúdos mediante um pagamento.



Acreditam que a Internet alterou definitivamente a história da humanidade, tornando-se a maior ferramenta criativa de expressão. No que se refere ao nível dos conteúdos do site, pode-se dizer que é elevado, incluindo artigos sobre novos projectos artísticos centrados na Web, ensaios mais ou menos metafísicos e esotéricos - embora interessantes - e referências a novos livros sobre a cultura da Net.

Sites de dias anteriores:

06/08/2002
Apoio técnico gratuito para problemas com computadores
Fácil de usar e com a capacidade de limitar as respostas ao sistema operativo utilizado, o FreeAnswers.com oferece suporte técnico gratuito aos possíveis problemas que possam surgir quando usamos o nosso computador.



05/08/2002

Crie a sua própria rádio pirata na Internet

Com o Peercast e um vulgar leitor de músicas em formato digital, qualquer um pode transformar o seu PC numa estação de rádio pirata na Internet de um modo barato, fácil e anónimo. Este programa utiliza o mesmo protocolo da rede descentralizada Gnutella.

04/08/2002
Como sobreviver em situações extremas
Saiba como reagiria em situações extremas de sobrevivência, avaliando os seus instintos a partir de um inquérito disponibilizado na homepage do Extreme Survival, site onde poderá igualmente conhecer "estórias" fantásticas de reais sobreviventes.

03/08/2002
Web design topo de gama

A falta de criatividade é um dos principais receios dos Web designers. Em Kaliber 1000, pode obter-se um panorama sobre as mais recentes tendências do sector e tirar ideias das inúmeras fontes, ícones e imagens de desktop aí disponíveis.

02/08/2002
Um convite à colaboração artística online

O Iconobloc.com convida todos os internautas a participarem na construção online da maior escultura do planeta. Para tal terá de criar um modelo próprio, registá-lo a partir do site do projecto e interagir com a sua criação por email.

01/08/2002
Arte trash online
O site do russo Roman Minaev emprega uma técnica chamada arte ASCII, relativa ao nome do código informático, que consiste em utilizar caracteres para desenhar com a ajuda de um PC. Os seus trabalhos são coloridos e por vezes animados ou interactivos.

31/07/2002
Uma autêntica festa de música Dub
Aspirações a DJ? Teste os seus possíveis dotes enquanto tal com os sons e misturas jamaicanas do Infinite Wheel e transforme o seu PC numa autêntica festa de Dub. Prepare-se convenientemente: ligue as colunas e ponha o som nos "píncaros"...

30/07/2002
Um instituto para a Internet
Um dos primeiros institutos do mundo criado a pensar no novo medium, o Oxford Internet Institute, é um centro multidisciplinar que analisa o impacto social e ético da Internet, investigando temas como a criptografia e propriedade intelectual.

29/07/2002
Laboratório de multimédia móvel
Destinado aos programadores, editores de conteúdos, serviços e aplicações móveis, o OrangeLab é o laboratório de tecnologia multimédia móvel, onde se pode encontrar informação sobre esta área.

28/07/2002
Cubo mágico em versão online

Lembra-se do famigerado puzzle em forma de Cubo de faces coloridas a que chamavamos Mágico? No original chama-se Rubik's Cube e tem uma versão virtual online, pronta para ser facilmente (ou não) resolvida com a sua habilidade e astúcia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.