Mais forte, mais ambicioso e com uma mão cheia de novidades. É assim que o município de Oeiras carateriza o regresso do festival COGITO - Ideias que Transformam.
Todas as quartas-feiras e quintas feiras, às 21h30, até ao final do próximo mês de novembro há uma conversa que pode ser seguida presencialmente no Palácio Flor da Murta ou na página de Facebook do Cogito, entre Conversas Criativas, Laboratórios Cidadãos ou Masterclasses.
Ao longo do mês de setembro, o cientista Carlos Fiolhais apresenta a sua visão sobre “Estamos a caminho de uma sociedade pós-humana?” Paula Alves, CEO do iBET, faz sonhar com: “Poderá a tecnologia acabar com todas as doenças?” E, entre muitos outros exemplos, Nuno Ávila, diretor-geral da Deimos, lança uma pergunta curiosa: “É mais perto ir ao espaço que ir ao Porto?” Como já é tradição, o desfile de ideias continua todas as segundas-feiras na newsletter COGITO.
Destaque nas novidades para a Maratona Criativa, um jogo para famílias e amigos fazerem ao vivo no centro histórico de Oeiras, na manhã do domingo 7 de novembro, em que uma aula de criatividade se mistura com pura diversão. “É para aprender e para mais tarde recordar. Afinal, todos somos criativos”, referem os organizadores no comunicado enviado às redações.
Uma vez que a criatividade é um eixo central do COGITO - Ideias que Transformam, todos vão poder ter aulas sobre criatividade, em modo online, nas sextas-feiras de outubro e novembro. Este ano inicia uma rubrica especial para as instituições de Oeiras, o LABORATÓRIO DA CRIATIVIDADE, em que às terças-feiras de setembro a novembro, é dada formação em criatividade e consultoria em inovação. Como resolver os problemas de forma diferente?
Este ano, o COGITO estreia também o projeto PITCH ELEVATOR dedicado à inovação empresarial em Oeiras. Como o próprio nome indica, há um pitch e há um elevador. “O espaço é apertado, mas as ideias são grandes. Entrevistas a inovadores dentro de elevadores”.
O futuro de Oeiras vai estar em discussão no dia 7 de outubro, no projeto DIA OEIRAS 27, a realizar durante todo o dia no Palácio Flor da Murta, em Paço de Arcos. Da parte da manhã, três painéis de convidados conversam sobre ciência, arte e tecnologia; sustentabilidade; e ordenamento do território. À tarde, os cidadãos têm espaço para apresentar as suas ideias, conhecer e saber mais como Oeiras 27 vai mudar Oeiras.
Os cidadãos têm muito espaço de participação no COGITO – Ideias que Transformam. Em todas as conversas, qualquer cidadão pode intervir e questionar os convidados. E no dia 20 de novembro, o Fórum Oeiras acolhe todos os que queiram apresentar em público as suas ideias para o futuro da cidade.
Os interessados têm toda a informação disponível a partir do endereço https://www.cogito.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários