
O objetivo da nova experiência do Google Arts & Culture é oferecer aos utilizadores uma nova forma de explorar a história britânica, através de uma edição interativa e personalizada do Daily Herald. O projeto incentiva os utilizadores a curar os seus conteúdos, ao mesmo tempo deixando uma mensagem sobre a importância de como os jornais são autênticos documentos históricos, mostrando a realidade do país ao longo das décadas.
O Daily Herald já foi o jornal mais vendido do mundo e o seu arquivo está guardado no museu Nacional de Ciência e Media. A Google diz que durante décadas para aceder ao registo de eventos locais, nacionais ou mesmo internacionais era ler os pequenos textos que acompanhavam as fotografias.

Mas agora, pela primeira vez, as descrições das imagens do arquivo de fotojornalismo foram digitalizadas utilizando um sistema de reconhecimento ótico de caracteres. E estes foram organizados utilizando processamento de linguagem natural, de forma a manter a tipografia dos textos originais, escritos à mão ou em máquina.
O resultado são histórias compiladas, listadas num “scroll” infinito, que os utilizadores podem apontar para reunir numa aba personalizada. Ao clicar nas fotos vai poder ter informação adicional das mesmas. E com o poder das tags, pode clicar em palavras-chave para aceder a conteúdos relacionados ao longo do tempo.
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