
Depois de mais um ano de trabalho, traduzido em milhares de horas de supercomputação, está pronto aquele que é apresentado como o mapa de ligações do cérebro humano mais detalhado da história.
O H01, como é denominado, abrange apenas um milímetro cúbico do Sistema Nervoso Central, incluindo várias camadas e tipos de células do córtex cerebral, região do cérebro responsável por funções como o pensamento e a linguagem.
Foi desenvolvido a partir de amostras reais, obtidas através de cirurgias neurológicas, cortadas em 5.300 secções, cada uma com 30 nanómetros de espessura. Os tecidos foram fotografados num microscópio eletrónico de impressão com uma resolução de 4 nm, resultando em 225 milhões de imagens.
Os dados finais refletem dezenas de milhares de neurónios reconstruídos, milhões de fragmentos desses neurónios, 130 milhões de sinapses, diversas células e outras estruturas. Para criar todo este plano de conexões cerebrais, os investigadores recorreram a algoritmos de Inteligência Artificial (IA).
O funcionamento do mapa interativo está explicado no site H01 Release. O mapa 3D em si pode ser visitado nesta página.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários