A evolução das plataformas web vai trazendo novas "surpresas" para quem desenvolve websites, nem todas agradáveis, mas a Google tem-se esforçado para manter um canal aberto com a comunidade de programadores e desenvolver ferramentas que simplifiquem o dia a dia na criação de sites e na verificação das funcionalidades.

Entre as novidades apresentadas na Chrome Dev Summit há três novas ferramentas que vale a pena conhecer, embora uma delas seja a unificação de dois sistemas de medida de desempenho, a Lighthouse e a Pagespeed Insights. Estas usavam diferentes motores de análise e agora vão ser unificadas. Foi também disponibilizada a PageSpeed API v5 para garantir acesso a mais dados de desempenho dos websites.

A equipa do Chrome mostrou ainda uma espécie de "guião" para boas práticas de desenvolvimento, as Feature Policy, que permitem optar pela restrição de APIs, modificar o seu comportamento e várias funcionalidades do browser.

Para quem quiser explorar mais novidades há ainda duas novas especificações de Web Packages e Portals que podem ser muito úteis em várias situações de desenvolvimento, incluindo em sites de eCommerce.

As ferramentas disponíveis já estão no site da Google para programadores, onde serão colocadas as novas funcionalidades à medida que ficarem prontas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.