A aplicação chama-se GPTZero e foi lançada no início de janeiro, tornando-se rapidamente viral. O criador, Edward Tian, um estudante de 22 anos da Universidade de Princeton, explica que a ideia é revelar quando um texto foi feito por um humano ou usando recurso a inteligência artificial, como o ChatGPT.
Para analisar a diferença, a aplicação usa vários critérios, como a verificação da complexidade da escrita e a regularidade das frases, já que os textos escritos por chatbots tendem a ter dimensões de frases mais regulares e menos complexidade de ideias.
Este é um exemplo de uma análise do GPTZero e da interpretação dos resultados
Edward Tian diz que os professores e educadores têm procurado a ferramenta e no site há a possibilidade de se inscreverem numa lista de espera, até porque a ideia é desenvolver uma solução personalizada para quem quiser adotar de forma responsável as tecnologias de Inteligência artificial nas escolas.
Depois de ter colocado no ar a versão inicial o GPTZero já evoluiu e há uma equipa de quatro pessoas a desenvolver o projeto. Na semana passada o estudante lançou uma nova versão da aplicação que já pode experimentar neste link
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