http://imgs.sapo.pt/gfx/533198.gif

Os professores e educadores que estão à procura de novas pistas para adaptar a linguagem de programação Scratch aos seus projectos em sala de aula e em grupos de actividade têm na comunidade ScratchEd um apoio de excelência.



O site foi criado no MIT precisamente como plataforma de contacto e suporte, dando espaço para a partilha de histórias, ideias, dúvidas e também de recursos



Entre os muitos "tesourinhos" ali guardados há um novo Guia Curricular para orientar 20 sessões de 60 minutos dirigidas a professores que queiram explorar o Scratch e o seu potencial de programação.



O documento é baseado no trabalho realizado por Karen Brennan e Michelle Chung durante os últimos quatro anos em workshops para professores financiados por uma iniciativa do Google e da NSF.



Recorde-se que o Scratch é uma linguagem de programação para crianças e jovens que facilita a criação de histórias, jogos e simulações, assim como a sua partilha online. O projecto foi inicialmente desenvolvido no MIT e já se disseminou pelo mundo, existindo mais de 2 milhões de projectos activos.



Portugal foi o primeiro país a ter uma aplicação local do Sratch, distribuída gratuitamente através do Portal Sapo, que pode ser utilizada em todos os países de língua oficial portuguesa.



A plataforma foi adaptada à língua portuguesa e à visualização no Magalhães por equipas da Portugal Telecom e do Sapo, com o apoio de técnicos do Media Lab do MIT.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico