Já são conhecidos os finalistas e pré-selecionados do concurso Profissional dos Sony World Photography Awards 2023, a vertente destes galardões que premeia os trabalhos que se destacam pela excelência em termos de competência técnica e de originalidade na abordagem à narrativa.

Entre os finalistas desta edição do concurso há um português: Edgar Martins concorre na categoria Retrato, com "Our War". O projeto é uma homenagem ao seu amigo, o fotojornalista Anton Hammerl, morto em 2011, durante a guerra civil líbia, e cujos restos mortais nunca foram encontrados. A série está estruturada como um autorretrato de Hammerl, através de imagens compostas das pessoas que fotografou e conheceu.

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De acordo com a World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards 2023 receberam mais de 415 mil imagens, provenientes de mais de 200 países e territórios, e mais de 180 mil foram inscritas no concurso Profissional, o número mais alto alguma vez registado.

Os três finalistas e projetos, por categoria dos Sony World Photography Awards 2023, são:

ARQUITETURA E DESIGN
Em In Memoriam: Muralla Roja by Ricardo Bofill, Andres Gallardo Albajar (Espanha) presta homenagem ao aclamado arquiteto espanhol Ricardo Bofill (f. 2022), através de uma série de imagens dos interiores e exteriores labirínticos de um dos seus edifícios mais icónicos. Em Stal-Vernacular Animal Sheds, Servaas Van Belle (Bélgica) debruça-se sobre a arquitetura dos abrigos para animais. Com captação no centro do fotograma e sob nevoeiro denso, o fotógrafo reflete sobre a humildade e humanidade destas estruturas marcadas e desgastadas. Entretanto, em Cement Factory, Fan Li (China Continental) capta as imponentes ruínas de uma fábrica de cimento abandonada no sul da China, fotografadas num austero preto e branco.

CRIATIVIDADE
Em The Right to Play, Lee-Ann Olwage (África do Sul) explora o empoderamento feminino através da educação, recorrendo a técnicas de colagem de flores para adicionar uma sensação de alegria, diversão e esperança aos seus retratos. Em Africa Blues, Edoardo Delille e Giulia Piermartiri (Itália) utilizam um projetor para sobrepor imagens de devastação ambiental a cenas do quotidiano, como forma de realçar o impacto das alterações climáticas em Moçambique. Já Noemi Comi (Itália), em Lupus Hominarius, opta por sobrepor imagens de arquivo a tons brilhantes, para explorar contos populares históricos sobre lobisomens na Calábria, Itália, onde a lenda era, por vezes, utilizada para manter as mulheres perto de casa.

PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO
Em Gaza struggles to accommodate the living and the dead as population grows, Mohammed Salem (Território Palestiniano) acompanha uma família que, devido ao excesso de população em Gaza, é levada a abrigar-se e viver num cemitério. Em The Women’s Peace Movement in Congo Hugh Kinsella Cunningham (Reino Unido) procura destacar as frequentemente ignoradas contribuições das mulheres locais para os esforços de paz na República Democrática do Congo. Tariq Zaidi (Reino Unido) criou Inside the Hamar Weyne Fish Market: the Heart of Mogadishu, Somalia, onde capta vividamente a energia e atmosfera do mercado de peixe mais movimentado da cidade, que permanece como um ponto fundamental de atividade económica apesar da atual guerra civil.

AMBIENTE
Retratando a morte gradual do rio Colorado, Jonas Kakó (Alemanha), em The Dying River, explora as formas como a extensa interferência humana afetou as comunidades envolventes e o seu modo de vida. Miruku, de Marisol Mendez (Bolívia) e Federico Kaplan (Argentina), focaliza-se no cruzamento da vulnerabilidade climática e da desigualdade de géneros, através de uma série de imagens de uma comunidade indígena de La Guajira, na Colômbia, que está a sofrer uma devastadora escassez de água. Em Green Dystopia Axel Javier Sulzbacher (Alemanha) investiga o fardo e o custo violento da crescente procura de abacates em Michoacan, México.

PAISAGEM
Captadas ao longo de 76 voos a solo e 200 horas no ar, Event Horizon, de Kacper Kowalski (Polónia), é uma série de fascinantes padrões de gelo abstratos sobre massas de água na Polónia, durante o inverno. Em Postcards from Afghanistan after forty years of war Bruno Zanzottera (Itália) capta as cicatrizes da paisagem no Afeganistão. Fabio Bucciarelli (Itália), em Loss and Damage, retrata a destruição provocada por quatro anos consecutivos de cheias no sul do Sudão, através de imagens de edifícios e veículos parcialmente submersos pelas águas.

PORTFÓLIO

Riverland and other projects, de Marjolein Martinot (Países Baixos) capta a sensação de um verão longo e lânguido, em fotografias de banhistas no sul de França. A fotógrafa Marylise Vigneau (França), em Portfolio, apresenta uma coleção de momentos contrastantes: desde um veterano idoso a recuperar da Covid, até ao retrato de uma menina em Lahore. Já o fotógrafo James Deavin (Reino Unido), criou o seu Portfolio enquanto vivia na Arábia Saudita e sobrepõe imagens de trabalhadores migrantes a imagens de lazer.

RETRATO
Afghanistan’s Girls Athletes de Ebrahim Noroozi (Irão) retrata mulheres com os equipamentos do desporto que, agora, estão proibidas de praticar pelos Talibã, estando as suas identidades protegidas por burqas. Our War, de Edgar Martins (Portugal), é uma homenagem ao seu amigo, o fotojornalista Anton Hammerl, que foi morto em 2011, durante a guerra civil líbia, e cujos restos mortais nunca foram encontrados. A série está estruturada como um autorretrato de Hammerl, através de imagens compostas das pessoas que fotografou e conheceu. O fotógrafo Jean-Claude Moschetti (França), em Egungun, lança um olhar sobre os fatos tradicionais usados no Benim durante os rituais vudu, que honram os espíritos dos antepassados e perpetuam as suas memórias.

DESPORTO
Em Female Pro Baseball Player Succeeds in All Male Pro League, Al Bello (Estados Unidos) documenta as conquistas de Kelsie Whitmore, a primeira jogadora profissional de basebol a competir numa liga profissional totalmente masculina. Em Mundialito, Andrea Fantini (Itália) capta o drama e a emoção de uma das principais competições de futebol indígena da América do Sul. Entretanto, em Fallou Diop, the Unpredicted Hope of the Racetrack, Thomas Morel-Fort (França) acompanha um jovem jóquei na luta para construir uma reputação em pista, no Senegal.

NATUREZA MORTA
Cryogenia, de Jagoda Malanin (Polónia), considera o período geológico Criogénico através de fotografias de pequenos tesouros escolhidos pela sua filha e congelados em formas de gelo, deixando a pergunta do que deixaremos atrás de nós. Inspirado pela atividade de uma loja de plantas nas proximidades, Kechun Zhang (China Continental) criou The Sky Garden, uma série de imagens surreais que ilustra plantas e rochas erguidas no ar através de gruas. Em La Visita, Carloman Macidiano Céspedes Riojas (Argentina) documenta as diferentes refeições pedidas por reclusos numa prisão no norte do Peru, cujas imagens representam a ternura e o afeto das famílias visitantes.

NATUREZA E VIDA SELVAGEM

Acompanhando uma viagem ao interior profundo da floresta, Sriram Murali (Índia), na sua série Billions of Synchronous Fireflies Light up a Tiger Reserve capta a deslumbrante visão de milhares de pirilampos a sincronizarem as suas luzes. Já Adalbert Mojrzisch (Alemanha) revela os inesperados padrões e cores vibrantes de insetos vistos ao microscópio, em Small Backlit Animals. Em Cities Gone Wild, Corey Arnold (Estados Unidos) acompanha ursos pardos, coiotes e guaxinins nos Estados Unidos, explorando as capacidades únicas destes animais para coexistirem com os humanos em ambientes urbanos.