Com recurso à funcionalidade de auto preenchimento do motor de busca do Google, o Fixr.com elaborou um mapa onde denominou cada país com o produto/serviço mais vezes associado ao seu nome em pesquisas na internet.

Para chegar a todas as respostas, as pessoas envolvidas no estudo utilizaram um modelo de pesquisa similar para cada país. Ao Google, perguntaram "quanto custa um * em Portugal", por exemplo, e repetiram-no para todos os países inseridos no mapa. O auto preenchimento tratou de substituir o asterisco pelo produto ou serviço mais vezes inserido nesta frase deixando, consequentemente, a claro, os interesses dos consumidores em cada um dos países.

Olhando para o mapa é possível perceber que existem interesses comuns a vários pontos do mundo, como cerveja, comida e habitação. No entanto, há ainda espaço para buscas menos convencionais. De acordo com o Fixr, os internautas também estão interessados em saber quanto custa um rim no Irão, uma prostituta no Brasil e até... um escravo na Mauritânia.

Na Oceânia estabelece-se um paradoxo curioso. Os internautas querem saber quanto custa uma vasectomia na Nova Zelândia, mas, a poucos quilómetros de distância, o maior interesse prende-se com o custo da fertilização in vitro. Na Antártica querem saber quanto custam parcelas de terreno. Em Madagáscar, quanto custa uma casa; em França, quanto custa um croissant; e, em Portugal, quanto custa uma refeição.

Algumas das respostas são espelhos claros dos estereótipos associados a cada país, outras são interesses turísticos e outras não passam de perguntas mundanas.

As respostas completas podem ser consultadas aqui.