Apesar do Coronavírus estar a causar grandes prejuízos na economia mundial, levando ao cancelamento de eventos e apresentando cada vez mais vítimas e infetados em diversos países, há, ironicamente, um lado positivo na infeção. A China tornou-se um país menos poluente nestes primeiros meses do ano, desde que se iniciou o surto.
A NASA e a Agência Espacial Europeia divulgaram imagens de satélite de monitorização de poluição, destacando a diminuição de Dióxido de Nitrogénio desde o final de dezembro de 2019. Para mostrar essa diminuição, foram divulgadas imagens de três períodos de 2019 comparadas com 2020, nomeadamente entre o início de janeiro e fim de fevereiro.
Nota-se que no final de fevereiro de 2019 os níveis de concentração de NO2 chegavam aos 500 micromoles por metro quadrado, enquanto que no mesmo período em 2020 o volume estava abaixo dos 100. De acordo com os cientistas da NASA, a redução de NO2 observou-se primeiro na área de Wuhan, o centro do surto, mas depois expandiu-se por todo o país.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários