Não há dúvidas que o Coronavírus tem tido um impacto a vários níveis em todo o mundo e os eventos tecnológicos não têm escapado ilesos. Agora, e de acordo com estimativas da empresa de data intelligence PredictHQ, este vírus provocou um prejuízo de cerca de 500 mil milhões de dólares na economia dos eventos da indústria da tecnologia. O Mobile World Congress (MWC) é, por si só, responsável por uma queda de cerca de 480 milhões de dólares.

Coronavírus: Gigantes tecnológicas caem “a pique” na bolsa por entre receios de uma pandemia
Coronavírus: Gigantes tecnológicas caem “a pique” na bolsa por entre receios de uma pandemia
Ver artigo

A informação foi divulgada pelo site Recode, da Vox, que teve acesso aos dados, e revelam o impacto que esta, que já foi considerada uma ameaça internacional muito elevada a nível global, tem tido nos encontros de tecnologia. A estimativa da empresa, é de que a perda económica direta do cancelamento de grandes conferências tecnológicas como o Google I/O, o Facebook F8 e o MWC já ronda os 500 mil milhões de dólares.

No entanto, de notar que este valor não inclui o que os organizadores do evento, como o próprio Facebook, iriam possivelmente lucrar com as conferências. Os dados apenas integram questões relacionadas com as viagens de avião, hotéis, restaurantes e transportes dos fornecedores que, por norma, iriam fazer dinheiro "às custas" destes eventos.

A maior parte desse valor, cerca de 480 milhões de dólares, deve-se ao cancelamento da edição de 2020 do MWC, que deveria ter sido realizada no passado mês de fevereiro em Barcelona. Já o evento da Google dedicado aos produtores e estúdios de apps que afinal não vai acontecer, provocou prejuízos estimados de quase 20 milhões de dólares. Enquanto eventos como o Facebook F8 ou o Adobe Summit continuam com uma componente online, a verdade é que estas situações continuam a ter um impacto negativo na economia.

As estimativas incluem apenas dados de quatro categorias: viagens de avião, transportes, refeições e alojamentos, pelo que os valores deverão ser bastante mais elevados. Na verdade, estes números agora divulgados não têm em conta questões relacionadas com os patrocinadores dos eventos ou compras que os colaboradores poderiam ter realizado. Para além disso, o adiamento do Game Developers Conference, anunciado esta semana, não está contabilizado nestes valores.

MWC2020: Depois do cancelamento da feira não há devolução do investimento
MWC2020: Depois do cancelamento da feira não há devolução do investimento
Ver artigo

Na última atualização da Direção Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira foi confirmado o quinto caso positivo de Coronavírus em Portugal, em menos de uma semana. No site inteiramente dedicado ao Coronavírus, a DGS responde a perguntas frequentes que têm surgido, divulgando, por exemplo, questões relacionadas com a prevenção e a situação em Portugal.

Face a este panorama, nem as próprias redes sociais têm ficado indiferentes. O Pinterest, por exemplo, tem pedido aos utilizadores para removerem informações enganosas ou falsas sobre o surto do vírus. Já o Facebook promove publicações da Organização Mundial da Saúde contra fake news.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.