
A iniciativa europeia Battery 2030+ pretende desenvolver novos tipos de baterias sustentáveis, com altíssimo desempenho - tanto em potência quanto em capacidade de armazenar energia -, resistentes, seguras e com o menor impacto ambiental possível.
Entrou a 1 de setembro numa nova fase com o início de sete projetos de investigação: Big-Map, Instabat, Sensibat, Spartacus, Bat4ever, Hidden e Battery 2030Plus.
Dotados de um orçamento total de 40,5 milhões de euros ao abrigo do programa de inovação Horizon 2020, os projetos abrangem áreas temáticas diferentes. A primeira visa o desenvolvimento de uma plataforma europeia para combinar cálculos em grande escala e estudos experimentais para mapear as reações complexas que ocorrem numa bateria.
A segunda área abrange o desenvolvimento e integração de sensores que examinam e relatam o estado da bateria em tempo real e a terceira o desenvolvimento de componentes de “autorregeneração” que aumentem a vida útil da bateria e a segurança.
Pode conhecer os projetos que já integram a Battery 2030+ e conhecer melhor a iniciativa a partir do site https://battery2030.eu.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários