A iniciativa europeia Battery 2030+ pretende desenvolver novos tipos de baterias sustentáveis, com altíssimo desempenho - tanto em potência quanto em capacidade de armazenar energia -, resistentes, seguras e com o menor impacto ambiental possível.

Entrou a 1 de setembro numa nova fase com o início de sete projetos de investigação: Big-Map, Instabat, Sensibat, Spartacus, Bat4ever, Hidden e Battery 2030Plus.

Dotados de um orçamento total de 40,5 milhões de euros ao abrigo do programa de inovação Horizon 2020, os projetos abrangem áreas temáticas diferentes. A primeira visa o desenvolvimento de uma plataforma europeia para combinar cálculos em grande escala e estudos experimentais para mapear as reações complexas que ocorrem numa bateria.

A segunda área abrange o desenvolvimento e integração de sensores que examinam e relatam o estado da bateria em tempo real e a terceira o desenvolvimento de componentes de “autorregeneração” que aumentem a vida útil da bateria e a segurança.

Pode conhecer os projetos que já integram a Battery 2030+ e conhecer melhor a iniciativa a partir do site https://battery2030.eu.

tek site battery dentro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.