Já estão abertas as candidaturas para o Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025, uma iniciativa de natureza simbólica organizada pela Agência Espacial Portuguesa. 

O objetivo passa por distinguir projetos e iniciativas inovadoras com destaque para as áreas de Ciências do Espaço, Astronomia, Rádio-Astronomia, Medicina e Exploração Espacial, Observação da Terra e aplicações, Transporte Espacial, Telecomunicações, instrumentação, Segurança Espacial e Educação. 

A iniciativa está aberta a projetos de entidades portuguesas, incluindo empresas, centros de investigação, instituições de ensino superior e organismos da administração pública

Nas palavras de Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, “celebrar e premiar a inovação é legitimar o papel fundamental que estas entidades desempenham na afirmação de Portugal no panorama espacial mundial”. 

Citado em comunicado, o responsável afirma que as capacidades que o setor espacial está a desenvolver “têm de ter o devido reconhecimento”, tendo em conta que muitos deles “são fundamentais para reforçar toda uma cadeia de valor indispensável para integrar componentes e sistemas desenvolvidos em Portugal nas cadeias de valor também nos integradores nacionais”. 

“Com este prémio, pretendemos destacar o trabalho notável de organizações portuguesas que, através da inovação, contribuem para o crescimento e a competitividade do setor espacial e que muitas vezes tem um alcance que vai além do próprio setor”, realça Ricardo Conde. 

As candidaturas estão abertas até 15 de março e os projetos submetidos serão avaliados por um júri composto por representantes da Agência Espacial Portuguesa e especialistas reconhecidos nas áreas de ciências e tecnologias do Espaço.

A divulgação da pré-seleção está prevista para 30 de março e a entrega dos prémios decorrerá durante a 8.ª edição da conferência New Space Atlantic Summit, nos dias 13 e 14 de maio de 2025.

Todos os interessados podem submeter as suas candidaturas ao Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025 através do website da iniciativa