Diz se que o tempo passa a correr e a frase pode com certeza ser aplicada à Wikipédia. A versão “universal”, em inglês, assinala este ano o seu vigésimo aniversário, assim como a versão em português, com a diferença de poucos meses. A versão em língua portuguesa da Wikipédia começou a funcionar no dia 11 de maio de 2001, quatro meses depois da versão original em língua inglesa, lançada a 15 de janeiro.

Reza a história que, originalmente, era um projeto complementar à Nupedia, uma enciclopédia online com revisão por pares tradicional. No final do ano já possuía cerca de 20 mil artigos e o crescimento foi tal que a Nupedia acabou desativada em 2003, com o seu conteúdo incorporado na Wikipédia, que já tinha então versões em 46 idiomas.

Hoje, o domínio wikipedia.org é o quinto mais visitado no mundo, o décimo segundo mais visitado no Brasil, o oitavo em Portugal, o sétimo em Angola, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique e Timor-Leste e o décimo quarto em Cabo Verde, com semelhante destaque em todos os países de língua portuguesa.

A versão em português da Wikipédia tem perto de 350 milhões de visitas por mês, sendo cerca de metade desses acessos feitos a partir de dispositivos móveis. Atualmente há versões da enciclopédia em quase 300 idiomas, totalizando mais de 50 milhões de artigos, disponibilizados para acesso livre e gratuito.

Para comemorar o seu vigésimo aniversário na língua portuguesa, a Wikipédia está a aceitar mensagens personalizadas de parabéns, mesmo de utilizadores não registados. Leia o aviso sobre os passos de edição e deixe a sua mensagem.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.