http://imgs.sapo.pt/gfx/177986.gif

A brincar, os autores deste site criaram o Gulf War 2, um "jogo" que, usando algumas caricaturas bem feitas, análise crítica e programação em Flash, procura simular os efeitos de um ataque norte-americano (ou aliado) ao Iraque. Constituído por uma série de ecrãs clicáveis, onde de facto o utilizador não tem qualquer intervenção, este "jogo" foi desenvolvido em Outubro de 2002, mas uma série de referências recentes em sites de media deu-lhe uma notoriedade enorme.



Tudo começa com o ataque das tropas norte-americanas ao Iraque, que acaba por capitular rapidamente, não sem antes provocar alguns "danos colaterais" em Israel com um ataque de Anthraz. Segue-se a "retaliação" e a movimentação de elementos da Al Qaeda em todo o médio oriente.



Como seria de esperar, até ao final desta simulação as baixas em civis e militares são elevadas. Algo que provavelmente só os sádicos gostam de ver e que deve agradar a muito poucos visitantes, por mais bem imaginado que esteja o jogo e os comentários dos várias intervenientes.



A verdade é que os autores estão a ser inundados de mensagens de correio electrónico, defendendo a honra dos americanos, ameaçando-os de morte ou elogiando o sentido crítico demonstrado. Experimente o "jogo" até ao fim e construa a sua própria opinião.




Se os jogos de guerra lhe parecem muito violentos, pode ainda experimentar outras animações construídas por esta dupla, como por exemplo da sentença de morte do apresentador Jerry Springer ou a demonstração dos objectivos da Microsoft nas palavras do seu presidente Billy G.

Sites de dias anteriores:

11/02/2003
Ano Europeu das Pessoas com Deficiência
O site português sobre o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência aplica em Portugal os princípios defendidos por esta iniciativa europeia, de divulgação das capacidades e direitos dos deficientes e da promoção da sua integração na sociedade.

10/02/2003
Um guia para as dezenas de distribuições do Linux
Ao aceder ao site DistroWatch, pode-se consultar as principais diferenças entre as diversas distribuições do Linux e suas respectivas versões. Actualmente, estão disponíveis para comparação mais de 80 "variantes" da plataforma.

09/02/2003
O meu modelo virtual
Numa experiência que pode ser comparada à registada na infância de muitos mulheres com as bonecas de papel, o MyVirtualModel permite que os internautas criem versões digitais de si próprios para experimentar virtualmente as roupas da estação mais recente.

08/02/2003
Conservar o mundo natural
Recolher e conservar informação sobre a biodiversidade mundial é o propósito do centro de conservação e monitorização do programa ambiental das Nações Unidas, cuja explanação é feita neste website.

07/02/2003
Sinistros online em OK Tele-seguro renovado
O renovado site da OK Tele-seguro está agora apto a tirar dúvidas quanto ao procedimento em caso de sinistro ou quanto ao correcto preenchimento de uma declaração de acidente, além de possibilitar a participação de sinistros online.

06/02/2003
Trazer os cidadãos de volta à política através da Net
MoveOn é um movimento de e para pessoas comuns que se está a afirmar nos EUA, promovendo iniciativas que chamem a atenção da opinião pública para alguns temas, visando aproximar os cidadãos da política, longe do circuito dos partidos políticos.

05/02/2003
Grupo Europeu de Regulação
Auxiliar a Comissão Europeia na consolidação do mercado interno de redes de comunicação e serviços é um dos principais objectivos do European Regulators Group, cujo website contém muita da informação sobre a sua actividade.

04/02/2003
O portal da AIP para empresários e gestores
A Associação Industrial Portuguesa conta desde há pouco tempo com um novo portal onde disponibiliza informação sobre si própria e sobre os seus parceiros e onde permite a compra e venda de bens e serviços oferecidos pelos associados, entre outras coisas.

03/02/2003
Mona Lisa, pioneira da arte por computador
Uma das primeiras imagens criadas por computador, a Digital Mona Lisa data de 1965, sendo um exemplo extraordinário dos gráficos dos primórdios da era digital, obtido com um scanner rudimentar. Passados quarenta anos, a beleza permanece a mesma.

02/02/2003

Mostrar iniciativas

No site do Clube Português de Artes e Ideias pode encontrar-se informação vária sobre os objectivos e actividades deste clube formado há quase duas décadas, mas pouco mais.

01/02/2003
Heróis, deuses e monstros da mitologia grega
Artemisa, Afrodite, Hércules ou Perseu ganham vida através das ilustrações e textos simples deste site de origem norte-americano que pretende dar a conhecer aos mais novos os principais protagonistas da histórias mitológicas gregas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.