Lançado pelo Instituto Europeu de Patentes, em 2006, o Prémio Europeu do Inventor, homenageia a criatividade dos inventores em todo o mundo, que utilizam as suas competências técnicas, científicas e intelectuais para contribuir para o progresso tecnológico, impulsionando, assim, o crescimento económico e melhorando a vida quotidiana das pessoas.

O objetivo é premiar e reconhecer, publicamente, o que de melhor se tem feito na Europa e no mundo em matéria de inovação, nas áreas da indústria, Pequenas e Médias Empresas, saúde, energia e ambiente, mas há igualmente uma categoria destinada aos mais jovens.

O Prémio Jovens Inventores está aberto a qualquer iniciativa de um indivíduo ou grupo de indivíduos, com idade máxima de 30 anos à data da cerimónia de entrega do galardão.

A iniciativa deve demonstrar claramente que pretende resolver um problema, no âmbito da estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, recorrendo a uma solução tecnológica. Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade, mesmo de países não membros do Instituto.

A participação faz-se mediante nomeação, através de um formulário disponível online. As propostas podem ser feitas até 3 de outubro de 2022.