
O ransomware é um dos tipos de malware em maior ascensão na internet graças à popularidade que tem ganho junto dos hackers. A lógica por detrás desta ameaça assemelha-se a um rapto, daí a designação – ransom é resgate em inglês. Quando um ataque é perpetrado com recurso a esta técnica, o malware bloqueia um ficheiro, vários ou todo o sistema e só permite recuperar o acesso mediante o pagamento de uma determinada quantia, a enviar para a conta do atacante.
O esquema parece ser ouro sobre azul para os criminosos cibernéticos, mas a Kaspersky, a Europol e a Intel querem impedir as vítimas destes ataques de continuarem a financiar cibercriminosos. As três entidades uniram esforços para criar o portal "No More Ransom", que disponibiliza os serviços de um "Crypto Sheriff" para ajudar a resgatar os seus ficheiros sem ter de pagar um cêntimo sequer.
O site permite que os utilizadores carreguem os ficheiros bloqueados na página, que dispõe de várias ferramentas de desencriptação capazes de auxiliar as vítimas a eliminarem o ransomware dos seus equipamentos.
Essa é a maior funcionalidade do nomoreransom.org, mas, além disso, pode também consultar algumas dicas de prevenção e reportar crimes cibernéticos.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários