O Laughing Squid é um blog e serviço de web hosting dedicado à arte, cultura e tecnologia que tem como principal objetivo dar a conhecer ao público eventos, projetos e pessoas importantes nessas áreas.

A empresa foi fundada em 1995 por Scott Beale, que é também o editor do blog. Inicialmente era uma produtora de filmes e vídeos, tendo realizado documentários sobre arte e eventos. Em 1996 lançou a Squid List, um calendário e mailing list de eventos de arte e cultura na zona de San Francisco, que ainda hoje se encontra ativo.

Em 1998, passou a concentrar-se em web hosting, tendo lançado o blog em 2003. Segundo a Gizmodo, a Laughing Squid é uma das 25 empresas de media mais virais, considerando mesmo que esta “esteve na origem do Tumblr ou do Twitter, que vieram a dar vida a milhares de histórias obscuras que, de outra forma, teriam caído silenciosamente nas florestas digitais”.

Ao contrário de outras empresas que utilizam blogs para publicidade, marketing ou difundir conteúdo relacionado com sua indústria, o blog da Laughing Squid é completamente independente, uma vez que é financiado pelas receitas geradas pelo serviço de web hosting. Desta forma, o seu conteúdo não está dependente de cliques ou pageviews.

Esta abordagem deu aos editores do blog a possibilidade de postar apenas conteúdo que tenha significado para eles e em que realmente acreditem, o que por sua vez fez com que a Laughing Squid tivesse grande recetividade por parte do público.

Scott Beale, fundador e editor do projeto, considera que “as pessoas gostam disso” e diz mesmo que “já tivemos pessoas a contactar-nos e a agradecer-nos por não insultarmos a sua inteligência".

De acordo com a Quantcast, mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo visitam o site mensalmente. Pode conhecer o Laughing Squid através deste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.