O Little Ripper Lifesaver foi criado como um drone salva-vidas, depois do seu mentor, Kevin Weldon, ter ficado impressionado com a utilização de um UAV com fins de identificação e localização de sobreviventes durante o furacão Katrina, em 2005.

Kevin Weldon achou que o conceito que idealizou seria de grande auxílio para vigiar a enorme costa australiana, algo que ficou provado a 18 de janeiro último, quando dois jovens, de 15 e 17 anos, foram salvos pela primeira vez na história com a ajuda de um drone.

O resgate aconteceu enquanto os nadadores salvadores de Lennox Head, uma praia popular entre surfistas no estado australiano de Nova Gales do Sul, cumpriam uma fase de treino para a futura utilização do Little Ripper Lifesaver, quando alguém notou que duas pessoas em dificuldade, a cerca de 700 metros da costa.

O drone foi então guiado até aos náufragos, chegando em menos de dois minutos. Uma vez perto deles, ativou uma funcionalidade que faz disparar uma "cápsula de resgate" que se expande na água para poder ser agarrada. Os dois adolescentes agarraram-se a esse “bastão” insuflável e foram trazidos para terra sãos e salvos.

Pode conhecer melhor o conceito e a tecnologia usada no Little Ripper Lifesaver a partir do endereço http://littleripper.com.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.