http://imgs.sapo.pt/gfx/224691.gif




Alojado no site da área de geofísica da Universidade de Harvard, a página Web Planetary Magnetism & Core Dynamics, da responsabilidade de Jeremy Bloxham dedica-se ao estudo da origem dos campos magnéticos planetários e às questões que com eles se relacionam.




Embora a maioria do trabalho da Universidade de Harvard nesta área se relacione com o campo magnético terrestre, o centro de estudo também investiga os campos magnéticos de outros planetas. Entre as matérias versadas estão as dinâmicas rotacionais dos planetas e a sua estrutura interna.




Recentemente, por exemplo, concluiu-se que a força do campo magnético terrestre diminuiu 10 por cento nos últimos 150 anos e que a este ritmo poderia desaparecer em 1.500 ou 2.000 anos. A hipótese foi, contudo, afastada pelos cientistas que acreditam que este enfraquecimento é antes uma pausa que pode durar centenas de anos, mas que, mesmo assim, trará algumas consequências significantes.




Alguns defendem que o enfraquecimento continuado do campo magnético terrestre diminuirá o efeito de escudo em algumas regiões do globo que protegia a Terra da radiação natural que chega ao nosso planeta do espaço. Desconfia-se igualmente que este enfraquecimento afecte a composição química da atmosfera.

Sites de dias anteriores:

28/12/2003

"What is the Meatrix?"
Conheça Leo, o porco-personagem principal deste filme de animação Flash de intervenção, que vive uma vida de mentira até conhecer o amigo-vaca Moopheus, portador da cruel verdade acerca do "The Meatrix".

27/12/2003

De visita ao planeta dos dinossauros

Há muito, muito tempo atrás - antes do Pai Natal pensar sequer em existir - as intrigantes criaturas "dinossáuricas" habitaram a Terra. Conheça algumas delas, embarcando numa viagem online guiada pelo Discovery Channel ao planeta dos dinossauros.

26/12/2003

Acompanhando os direitos civis

O papel dos jornalistas e fotógrafos na divulgação do trabalho das organizações de defesa dos direitos civis está documentada em Reporting Civil Rights, onde se apresenta uma cronologia das histórias e fotografias publicadas entre 1941 e 1973.

25/12/2003

Natal a dobrar

A contagem decrescente acabou e mais uma vez é Natal. Mantenha o espírito e navegue pelas páginas deste colorido site alojado no SAPO, onde há muito para fazer, entre cantar, pintar, jogar ou aprender. Tudo relacionado com o Natal, claro!

24/12/2003

Programar por uma causa
Até ao final do dia de hoje está aberta a licitação de 16 placas programadas especialmente com mensagens de Natal. A iniciativa da Caixa Mágica/ADETTI destina-se a ajudar duas associação de apoio às crianças.

23/12/2003

Máquinas que aprendem

Longe da ficção científica, o desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial tem evoluído dentro dos laboratórios das empresas, Universidades e Centros de Investigação. O Journal of Machine Learning Research dá conta disso mesmo.

22/12/2003

Mais e melhor segurança

Realizou-se no passado mês de Novembro em Roma uma importante conferência internacional sobre quais os maiores riscos que se colocam hoje ao nível da segurança informática. Para conhecer as principais conclusões da mesma basta vistar o eAware.

21/12/2003

O lazer em guia

Se não sabe o que fazer e está farto das compras de Natal, faça uma pausa e consulte o Guia do Lazer do Público. Aqui poderá ficar a saber quais os livros, filmes ou espectáculos em destaque de forma a melhor ocupar o seu tempo livre.

20/12/2003

Geosnapp shot

Geosnapper assume-se como “o local de nascimento da fotografia GPS”. Tirando partido desta tecnologia de localização por satélite, este projecto procura enriquecer o visionamento das suas fotos preferidas e criar uma comunidade de partilha de imagens GPS.

19/12/2003

Tecnologia no feminino

Segundo dados de vários estudos, as mulheres também gostam de gadgets electrónicos. Para responder às suas necessidades específicas a CEA promove em Janeiro a segunda edição do showcase "Technology is a Girl's Best Friend".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.