Mapear o ruído e a luz antropogénica é o objetivo da ferramenta web que foi desenvolvida pela NASA e o serviço de parques nacionais nos Estados unidos para ajudar a perceber o impacto da iluminação externa e do ambiente nas várias espécies animais.
Com a ferramenta é possível escolher uma determinada estação do ano, fazer zoom a uma área dos EUA com parques naturais e ver a forma como as luzes noturnas nesse local, e o ruído, afetam as várias espécies animais e os riscos para a estimulação sensorial.
Os dados beneficiam de observações a partir do espaço com os satélites Suomi NPP que são usados para este mapa e a visualização da dispersão das luzes noturnas.
Clique nas imagens para mais detalhes
Com o mapa qualquer utilizador pode definir as suas próprias visualizações, gerindo os vários critérios e acedendo às diferentes camadas de informação para ter mais dados sobre uma determinada espécie ou um parque nacional específico.
O mapa de risco pode ser acedido online através do link http://vms.seas.umich.edu/
Aproveite ainda para ver a galeria de imagens dos parques nacionais captadas a partir da Estação Espacial Internacional.
Clique nas imagens para mais detalhes
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários