A nova plataforma foi anunciada ontem e agora é possível pedir online informações e acesso a mediação familiar ou laboral, saber o estado de um processo, consultar a agenda de sessões, descarregar e enviar documentos e receber notificações através do site onde o processo de tramitação é totalmente digital.

O RAL+ está disponível numa fase piloto em 12 municípios, no Julgado de Paz do Oeste, assim como nos julgados de paz de Paz de Sintra e de Vila Nova de Poiares, cobrindo uma população total de 750 mil habitantes. Até outubro deste ano devem juntar-se a esta lista os restantes Julgados de Paz. Segundo dados do Ministério da Justiça, ainda este ano vão ser incluídos também os centros de arbitragem de conflitos de consumo.

Para usar a plataforma os cidadãos podem fazer a autenticação segura com o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, enquanto os mandatários podem recorrer à autenticação dos tribunais. Existem automatismos e campos pré-preenchidos para facilitar o processo e, no caso da medição laboral, interoperabilidade com o sistema de suporte à magistratura judicial.

A plataforma está disponível em meiosral.justica.gov.pt.

RAL+