Foi apresentada como a missão que vai conhecer o "coração" de Marte e medir os seus sinais vitais. Os cientistas acreditam que pode ser uma das ajudas mais relevantes para a preparação da primeira missão com humanos ao planeta vermelho, mas a InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) tem muitos dados fascinantes por si mesma. Esta vai ser a primeira sonda da NASA a chegar a Marte depois do rover Curiosity e dá início a uma missão de dois anos.

A sonda partiu há mais de 200 dias da Terra e  está a fazer os últimos preparativos para pousar amanhã em Marte, um acontecimento que pode ser seguido em todo o mundo online, mas também offline em muitos locais onde a NASA organizou eventos.

A Insight é seguida por duas mini naves espaciais, a Mars Cube One (MarCO) que são s primeiras missões dos CubeSat no espaço profundo e que vão aproximar-se de Marte e acompanhar a InSight enquanto entra na atmosfera de Marte e pousa no terreno rochoso.

A viagem de mais de 482 mil quilómetros a uma velocidade média de 10.660 km/h é uma autêntica maratona para a InSight, mas depois de chegar ao solo de Marte não há tempo para descansar e há muitos dados para recolher.

No site da NASA pode ficar a saber tudo sobre esta missão e acompanhar os desenvolvimentos amanhã, a partir das 20h30.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.