Foi apresentada como a missão que vai conhecer o "coração" de Marte e medir os seus sinais vitais. Os cientistas acreditam que pode ser uma das ajudas mais relevantes para a preparação da primeira missão com humanos ao planeta vermelho, mas a InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) tem muitos dados fascinantes por si mesma. Esta vai ser a primeira sonda da NASA a chegar a Marte depois do rover Curiosity e dá início a uma missão de dois anos.
A sonda partiu há mais de 200 dias da Terra e está a fazer os últimos preparativos para pousar amanhã em Marte, um acontecimento que pode ser seguido em todo o mundo online, mas também offline em muitos locais onde a NASA organizou eventos.
A Insight é seguida por duas mini naves espaciais, a Mars Cube One (MarCO) que são s primeiras missões dos CubeSat no espaço profundo e que vão aproximar-se de Marte e acompanhar a InSight enquanto entra na atmosfera de Marte e pousa no terreno rochoso.
A viagem de mais de 482 mil quilómetros a uma velocidade média de 10.660 km/h é uma autêntica maratona para a InSight, mas depois de chegar ao solo de Marte não há tempo para descansar e há muitos dados para recolher.
No site da NASA pode ficar a saber tudo sobre esta missão e acompanhar os desenvolvimentos amanhã, a partir das 20h30.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários