
A realidade virtual pode surpreender tudo e todos os que a experimentam pela primeira vez, mas se faltarem conteúdos o interesse vai rapidamente desaparecer. É uma boa experiência visitar um mundo alienígena uma vez, torna-se chato ao fim de cinco vezes – sabendo ainda para mais que não pode haver experiência de interação.
Para a parte da interação a Mozilla ainda não contribuiu, mas a empresa responsável pelo navegador Firefox está a trabalhar no campo dos conteúdos. E possivelmente logo com o maior de todos os fornecedores de conteúdos: a Internet.
O que a Mozilla propõe com o Mozvr é uma experiência de realidade virtual na Internet. Os utilizadores vão precisar de uma versão do Firefox ou do Chromium – a versão de desenvolvimento do Chrome – que suporte equipamentos de realidade virtual. Para já o único suportado é o do Facebook, os Oculus Rift, mas há a promessa de que um suporte mais alargado vai chegar.
Depois será necessária alguma configuração, mas é para esses pormenores técnicos que existe o site oficial da iniciativa.
Como sempre, a Mozilla está também a partilhar o código das suas experiências nesta área, para que os interessados “mais avançados” possam explorar por contra própria ou contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta mais completa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários