
À medida que as ferramentas de inteligência artificial generativa continuam a evoluir surgem novas formas de gerar conteúdo, entre texto, imagens, vídeo, mas também música.
Esta é uma área onde empresas como a OpenAI ou até a Google estão a marcar presença, com ferramentas como a Jukebox ou a MusicLM, respetivamente. A Meta também está nesta “corrida” e recentemente revelou uma nova ferramenta, chamada MusicGen.

A MusicGen permite transformar descrições textuais em pequenos clipes musicais, com apenas alguns segundos. As descrições também podem ser acompanhadas por faixas de música adicionais, que a ferramenta utilizará como referência durante o processo de criação.
De acordo com a empresa, o sistema por trás da MusicGen foi treinado com 20.000 horas de música. Neste processo foram também incluídas 10.000 faixas musicais de alta qualidade, além de 390.000 faixas instrumentais vindas de plataformas como a ShutterStock e Pond5.
O projeto da Meta é Open Source e todos os interessados em saber mais podem visitar a página da MusicGen no GitHub. A demo da ferramenta está também disponível e pode experimentá-la através deste website.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Leaving Home transforma a rotina da manhã numa aventura com quebra-cabeças surrealistas -
Site do dia
Lista dos melhores podcasts dos últimos anos é uma viagem no tempo que vale a pena fazer -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários