Os bloqueios no acesso à Internet causados por Governos são uma ocorrência cada vez mais frequente. De acordo com dados avançados pela Internet Society, só na primeira metade deste ano foram registados mais de 30 casos em 15 países, com um total de quase 1.000 dias de disrupções.

Além de impactarem significativamente a vida dos cidadãos, os bloqueios têm consequências para a economia destes países. A NetLoss Calculator permite calcular o impacto negativo destas disrupções em indicadores como PIB, investimento direto estrangeiro e taxa de desemprego, apresentando também o risco de futuros bloqueios.

Internet Society | NetLoss Calculator

Para utilizar a NetLoss Calculator basta selecionar um país, indicar as datas de início e fim dos bloqueios e especificar qual é o tipo de disrupção, entre bloqueio total ou apenas de determinados serviços online.

A Internet Society explica que uma vez que este tipo de bloqueio é deliberado, estimar o seu impacto na economia é algo que requer uma compreensão do contexto em que ocorre.

Bloqueios, ataques e problemas técnicos. Os “apagões” de Internet que marcaram o segundo trimestre do ano
Bloqueios, ataques e problemas técnicos. Os “apagões” de Internet que marcaram o segundo trimestre do ano
Ver artigo

É por esse motivo que a ferramenta tem em conta um vasto conjunto de dados, incluindo informação sobre bloqueios, protestos, eleições e indicadores socioeconómicos. São também considerados como taxa de inflação, taxa de dependência, percentagem de pessoas a viver em áreas urbanas e porcentagem de trabalhadores com escolaridade mínima.

A NetLoss Calculator está disponível através do website da Internet Society, local onde também pode consultar mais dados sobre os bloqueios à Internet causados por Governos registados ao longo deste ano.