Chama-se ProPILOT Park RYOKAN e é um projeto da Nissan para juntar a tecnologia de condução autónoma usada nos seus carros à “hospitalidade tradicional”. E isso implica arrumar chinelos, almofadas, mesas e comandos de televisão.

Tudo começou com o sistema de parking dos automóveis presente em alguns modelos da fabricante japonesa, que lhes permite estacionar sem intervenção humana, e que está neste momento a evoluir para o resto da condução. Pelo caminho, a Nissan decidiu “brincar” com alguns artefactos mais “caseiros”, pretendendo mostrar o potencial das tecnologias de condução autónoma noutras áreas.

Primeiro foram as cadeiras de escritório e agora o projeto inclui outros itens como os chinelos de quarto, equipados com duas pequenas rodas, um motor e sensores, que lhes permitem circular para se arrumarem sozinhos no espaço que lhes está destinado.

Segundo avança a imprensa internacional, os chinelos, almofadas de chão e mesas com a tecnologia vão equipar os quartos de uma unidade hoteleira localizada em Hakone, a cerca de 75 quilómetros de Tóquio, numa experiência que poderá testada por alguns hóspedes a partir do próximo mês março.

Pode encontrar mais informação sobre este e sobre os restantes projetos ProPILOT Tech for Life neste site.