Vão sendo cada vez mais as pessoas que têm o desejo de dedicar uma parte do seu tempo aos outros, mas se a vontade está lá, nem sempre é fácil decidir como fazê-lo. Para facilitar esse processo, desde julho que as organizações de voluntariado e as pessoas interessadas nessas ações podem encontrar-se numa plataforma informática chamada Portugal Voluntário.
Aquando o lançamento do projeto, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, explicou que a “plataforma vai ser um instrumento útil para quem já está organizado e para quem se queira organizar para desenvolver esse trabalho (de voluntariado)”.
O site que une todas as ações de voluntariado no país vai permitir o acesso das instituições a fundos públicos ações de formação para enquadrar e organizar as pessoas interessadas nestas ações.
Também de forma a promover um voluntariado responsável e seguro para todos os intervenientes, passa a existir a possibilidade de as pessoas beneficiarem de um seguro, pago por fundos públicos.
“Vai haver um seguro que lhes garante a cobertura de riscos, quer para o voluntário quando está a desenvolver a sua ação, quer para ações que possam inadvertidamente provocar danos ou consequências noutros”, concluiu o ministro Vieira da Silva.
Se estiver interessado em inscrever-se, pode fazê-lo aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários