
Investigadores da Universidade Macquarie na Austrália e da Academia de Ciências da China apresentaram um novo mapa 3D que mostra que a Via Láctea está a ser “torcida” pelas suas estrelas.
Os astrónomos dizem ter construído o mapa a partir de uma coleção de 1.339 cefeidas clássicas - estrelas jovens gigantes que podem ser centenas de milhares de vezes mais brilhantes que o sol.
O artigo, publicado na Nature Astronomy, detalha as análises conduzidas na observação das cefeidas e do seu “pulsar” ao longo do tempo. O novo mapa da Via Láctea foi feito a partir do cálculo da distância entre a Terra e as estrelas.
Com a ajuda das cefeidas, a pesquisa mostra que a Via Láctea não é bem um disco cósmico achatado numa forma próxima à de uma panqueca, mas antes mais semelhante a um S.
Pode ler um resumo do estudo a partir deste link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários