Está disponível um novo site para esclarecer estrangeiros que vivem em Portugal mas não falam português, sobre o funcionamento dos serviços de comunicações eletrónicas no país. Arranca também esta sexta-feira uma campanha para divulgar o portal “Com4Expats” (Communication For Expats) em diferentes suportes, como as redes sociais.

A iniciativa é lançada no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e junta a Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) e o Centro Europeu do Consumidor (CEC).

O Com4Expats quer ajudar estes utilizadores a esclarecerem dúvidas sobre as condições contratuais de serviços essenciais para a vida pessoal e profissional, incluindo os serviços de comunicações eletrónicas, ultrapssando a barreira da língua, com a disponibilização de conteúdos em inglês.

Tem uma área de perguntas frequentes sobre serviços de telecomunicações e vai contar também com vídeos centrados na resolução das dúvidas práticas que mais podem surgir a estes utilizadores. Integra ainda uma área de contactos relevantes, onde estão reunidos os contactos de entidades como centros de arbitragem de conflitos de consumo.

A Anacom, que lançou uma nota a divulgar a novidade, explica ainda que durante a preparação da campanha foram ouvidas várias organizações que representam estas comunidades no país, nomeadamente a Digital Nomad Association (DNA) Portugal e a Digital Nomads Madeira Islands.

Em comunicado, o regulador sublinha ainda que “Portugal é um destino cada vez mais atrativo para consumidores estrangeiros, como nómadas digitais, trabalhadores remotos, estudantes de Erasmus e outros profissionais que escolhem o país para viver”. Deste universo resultarão já 250 mil utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas estrangeiros, que não falam português.