O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa comemora hoje o seu décimo aniversário. Desde a sua criação, em 2009, o Priberam tem vindo a crescer continuamente. Esse desenvolvimento pode ser comprovado tanto pelo número de verbetes como pelo número de utilizadores e acessos.

O número de verbetes aumentou 37% (de 97.513 em 2009 para 133.459 em 2019). No mesmo período de tempo, houve um aumento de 120% no número de consultas online: em 2018 foram feitas 132 milhões de consultas, por 37 milhões de pessoas. A lista completa dos acessos ao site inclui 228 países, o que levou inclusivamente o Dicionário Priberam a passar do domínio .pt para o domínio .org.

tek priberam

Assim, através da plataforma é hoje possível aceder a informação morfológica, definições, sinónimos, antónimos, exemplos, divisão silábica para translineação, conjugação, palavras relacionadas, palavras parecidas, palavras vizinhas, auxiliares de tradução, observações, ou até a ocorrências de uso real.

Para o CEO da Priberam, Carlos Amaral, seria difícil “há dez anos imaginarmos a importância que o nosso dicionário teria uma década depois”, salientando ainda que o dicionário “acaba por desempenhar um papel nem sempre visível para o utilizador comum, como é o caso da análise semântica ou da inteligência artificial aplicada à língua”.