
Criada a 1 de junho de 2013 pela mão da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Associação da Economia Digital (ACEPI) e da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), a associação sem fins lucrativos DNS.PT nasceu com o objetivo de assegurar a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal, o.pt.
No decurso desta década, alargou a sua ação à promoção das competências digitais de jovens e adultos, ao apoio à digitalização de empresas e à defesa de uma internet mais aberta e segura.
Pelo caminho, estabeleceu um protocolo com Ministério da Justiça no âmbito da "Empresa na Hora", iniciou o registo nomes de domínio portugueses exclusivamente online, promoveu a liberalização do .pt. e definiu novas regras de registo. Hoje, .pt é o domínio de topo de país que mais cresce na Europa.
Estes e outros marcos podem ser consultados no novo website 10anos.pt, uma viagem no tempo que assinala uma década de existência do .PT, feita em colaboração com o Arquivo da web portuguesa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Arte e Cultura à distância de um clique com a Smartify -
Site do dia
Está longe de dominar o uso de emojis e acrónimos nas mensagens? Pode tirar dúvidas neste website -
Montra
10 gadgets para tornar o regresso às aulas mais produtivo e divertido -
How to TEK
O computador demora muito a arrancar? Saiba como acelerar o início do Windows 10 em 5 dicas
Comentários