
A chamada Inteligência Artificial, AI na sigla original para a expressão em inglês, já está capaz de “compreender” um filme e fazer um trailer à medida do entendimento humano que suscite vontade e curiosidade para nos levar a uma sala de cinema? Pelos vistos sim.
O “feito histórico” é da responsabilidade do multifacetado supercomputador Watson, da IBM, que viu a obra de Scott e gerou um trailer automaticamente.
Para cumprir a sua tarefa, a IBM deu ao supercomputador cenas de 100 trailers de filmes do género para analisar na vertente vídeo, áudio e composição. Após esta primeira avaliação, Watson teve direito a ver o filme completo para depois escolher as 10 cenas que iriam compor o trailer. “Watson foi capaz de entender a cena visualmente e determinar se era assustadora, sentimental, triste ou feliz”, explica John Smith, cientista da IBM.
A junção das cenas sugeridas pela AI da IBM acabou por resultar em longos seis minutos, demasiado tempo para um trailer normal, e por isso houve ajuda humana na organização final das mesmas, mas todo o processo acabou por durar apenas 24 horas, no lugar das várias semanas que demora a fazer um trailer pela via “tradicional”.
Em baixo pode ver a proposta de trailer do supercomputador para um filme que curiosamente (ou não) trata sobre o tema da inteligência artificial e ficar a conhecer mais um pouco sobre o processo de criação. Já agora não deixe de passar pelo site da 20th Century Fox para ver (e comparar com) o trailer original, do filme que está prestes a estrear nas salas de cinema portuguesas.
No IBM Watson Blog pode ficar a par desta e de outras novidades sobre esta multifacetada supermáquina.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários