http://imgs.sapo.pt/gfx/134710.gif


Não são bem vagabundos como os que começaram a prática de Warchalking (que significa marcar com giz) no início do século 20 durante o período de depressão económica, mas mais geeks e hackers que retomaram a utilização de sinalética para marcar locais. No caso, os símbolos utilizados marcam as zonas onde se pode ter acesso (sem pagar) a redes wireless, que estão ou não acessíveis a utilizadores não autorizados.



O site Warchalking introduz os interessados na técnica de descobrir as ditas redes e assinalar as paredes próximas com os símbolos de alerta para outros interessados. Indica também quais as marcas a que deve estar atento se procura um ponto de acesso Wi-Fi (tecnologia sem fios de acesso a redes baseada no protocolo 802.11b, igualmente conhecida por WLAN) onde não seja necessário pagar.



A tentativa de criar uma comunidade à volta desta rede parece estar a ser bem sucedida e recria algumas ideias de negócio legítimas, como a do desenvolvimento de HotSpots (pontos de acesso à Internet) em locais públicos de forma a que os Internautas possam chegar com os seus computadores e ligar-se à rede sem necessidade de cabos.



Nesta iniciativa, entre a intrusão não autorizada e o hacking a distância parece ser pequena. Caberá aos administradores das redes assegurar que estas se mantenham invioláveis e mantê-las longe do acesso de utilizadores não autorizados, mesmo que estes tenham boas intenções...




Sites de dias anteriores:




04/07/2002

Contra o racismo em Espanha
A Aministia Internacional lançou há pouco tempo uma campanha contra os maus tratos por motivos racistas em Espanha, para a qual pretende reunir apoio através deste site, exigindo ao Governo que ponha em marcha um plano nacional de combate à exclusão.




03/06/2002

Aprender com os erros do passado

A Robert H. Smith School of Business e a Webmergers.com criaram um site onde pretendem preservar a memória das dotcoms. O objectivo do Business Plan Archive é criar um arquivo que represente fielmente esta época "dourada" do empreendedorismo.




02/07/2002

2010 já pode ser visto e lido no ecrã do PC

A partir de agora, os interessados nas novas tecnologias já podem ver ou rever em texto ou em imagem, a partir do ecrã de computador e através da Web, as reportagens da última edição do 2010, o único programa televisivo nacional sobre ciência e tecnologia.



01/07/2002

Link para tudo o que é jornal e revista

A notícia de um site que reúna a partir de uma única página e de forma organizada links para vários pontos de informação na cada vez maior rede que é a Internet é sempre bem vinda, por isso fica a sugestão do AllYouCanRead.com.




30/06/2002

As múltiplas possibilidades do jornalismo online


Interactividade e capacidade de esplorar as vantagens da Internet como media jornalístico é o que nos oferecem os exemplos reunidos neste site, que mostram algumas coisas que se podem fazer online e são impossíveis na rádio, papel e TV.




29/06/2002
A Internet: fonte de pesquisa interdisciplinar
Congregando os investigadores da Internet a nível internacional, a a.(o).i.r é uma associação para a promoção da pesquisa interdisciplinar deste novo meio, analisando os seus aspectos sociais, culturais, políticos, económicos e estéticos.



28/06/2002
Um motor de busca para as coisas que não conhecemos

O Gnod é visto como uma experiência que cruza a inteligência artificial com um motor de busca, utilizando as técnicas resultantes para fazer sugestões na área da música e da literatura aos internautas que por lá passam.




27/06/2002

Ferramenta de auxílio para os "viciados" em informação

Tantas notícias ou artigos de opinião à espera de serem descobertos por si, sem que os possa encontrar. À medida que a informação aumenta, a desorientação é cada vez maior. Para resolver esse grave problema existe o AmphetaDesk.




26/06/2002
O impacto da tecnologia na nossa vida
Lembra-se de como era a sua vida sem ouvir CDs e navegar na Internet? Mas certamente não se lembra das doenças antes de haver vacinas... Para recordar o impacto da investigação científica no dia a dia, sete laboratórios europeus lançaram o SCI-TECH.




25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.