São várias as comparações que a investigadora do Observatório Chandra da NASA, no Smithsonian Astrophysical Observatory, partilhou, com fotografias ao microscópio ao lado de imagens de telescópios com objetos muito grandes, por vezes planetas.

"Muitas vezes pensamos que a Terra é grande – e é quando comparada com elementos à escala humana. No entanto, um milhão de Terras podem caber dentro do nosso Sol, o que é muito pequeno comparado com muitos outros objetos no espaço. Da mesma forma, geralmente pensamos nos grãos de areia como sendo incrivelmente pequenos em contraste com as experiências da nossa vida quotidiana. No entanto, o domínio da biologia celular e molecular e os seus constituintes, por exemplo, são muito menores do que aquele grão de areia e impossíveis de serem vistos a olho nu", explica Kim Arcand.

A pequena questão do tamanho nem sempre é fácil de responder e por isso decidiu explorar a ideia de escala, com imagens que são muito pequenas ou muito grandes, onde encontra padrões, identifica cores e examina as texturas, encontrando muitas semelhanças que oferecem a oportunidade de explorar as maravilhas e beleza da ciência com abordagens micro e macro.
Veja as imagens dos "pares" identificados pelo projeto e clique para mais detalhes
No site pode encontrar explicações mais detalhadas de cada uma das imagens e do próprio projeto, assim como materiais educativos. Pode aceder ao site Micro Macro neste link.