Em França a revista Astrapi decidiu tentar ajudar os mais novos a compreenderem – e os mais velhos a explicarem – o que aconteceu na noite de 13 de novembro. Na forma de folheto, o texto começa com uma descrição da sequência dos incidentes. “Perante um ato assim tão terrível, surgem muitas perguntas a todos nós, tantos os adultos como as crianças”, refere-se.   

“Porquê matar inocentes? Quem são estes terroristas? Devemos ter medo? E nós, o que podemos fazer” são algumas das questões a que o texto e as suas ilustrações tentam responder de forma simples e direta, na medida do possível, enaltecendo valores como a liberdade.

“Estes ataques foram cometidos por ‘terroristas islâmicos’, que dizem agir em nome da sua religião, o Islão, que querem impor pela força em todo mundo. Estas pessoas super violentas nada têm a ver com a maioria dos muçulmanos, que praticam a sua religião em paz”, sublinha-se.

Continuarmos a viver normalmente e a defendermos as nossas ideias, respeitando as dos outros será a melhor forma de responder à violência, defendem os autores deste folheto, que foi distribuído com um jornal do grupo Bayard Press, no fim de semana, mas está disponível em pdf, online.

[caption][/caption]