A Canalys publicou o mais recente relatório relativo à distribuição de smartphones no mercado chinês, referente ao segundo trimestre do ano. Segundo as contas, o mercado registou uma uma quebra de 4% relativamente ao mesmo período do ano anterior. O mercado sente assim uma redução do efeito dos programas nacionais de apoios de subsídios que o Governo chinês lançou no início do ano para estimular o sector. “A correção do segundo trimestre é principalmente o resultado de uma sazonalidade alterada, conduzida pelo programa nacional de subsídios no início de 2025”, refere a analista da Canalys, Amber Liu. 

Mercado chinês T2 Canalys
Mercado chinês T2 Canalys Mercado chinês de smartphones T2 Fonte: Canalys.

Acrescenta que apesar do abrandamento, a procura do consumidor permaneceu resiliente, havendo um aumento ligeiro da distribuição no primeiro semestre, em comparação com o ano anterior. Aponta também que as grandes plataformas de e-commerce e retalhistas lançaram promoções antecipadas, durante meados de maio, combinando descontos agressivos, com opções de financiamento, assim como bundles de produtos IoT para manter o momento. Durante este segundo trimestre, também a Apple ajustou estrategicamente o preço da família iPhone 16, para aproveitar a procura durante esta época de saldos. O impulso inicial acabou por ser prejudicado por problemas de elegibilidade dos subsídios  nacionais, devido aos seus preços mais altos, apontou a analista. 

No segundo trimestre do ano, a Huawei assumiu a liderança do mercado chinês, com 12,2 milhões de unidades distribuídas, obtendo 18% da quota do mercado. Segue-se a vivo com 11,8 milhões disputando o mercado com 17% da fatia. E em terceiro a Oppo, que inclui a OnePlus, para 10,7 milhões de unidades, representando 16% da quota. A Canalys diz que a Xiaomi já leva o oitavo trimestre consecutivo de crescimento, ficando em quarto lugar com 10,4 milhões de unidades, com 15% do total. Por fim, a Apple assume o quinto lugar do Top 5 com 10,1 milhões de unidades, mantendo a mesma quota da Xiaomi em 15%. 

Mercado chinês T2 2025 Canalys
Mercado chinês T2 2025 Canalys Mercado chinês T2 Fonte: Canalys

O relatório destaca o lançamento da linha Nova 14 da Huawei, com estreia nesta família do HarmonyOS 5.0. “Espera-se que esta decisão acelere a expansão do número de utilizadores no seu ecossistema independente, enquanto também aumenta a procura na compatibilidade do sistema e experiência dos utilizadores”, disse Lucas Zhong, analista da Canalys no relatório. Por outro lado, a vivo disponibilizou novos modelos nas suas linhas X200, S30 e Y300, apontando a diferentes segmentos do mercado. A Xiaomi também anunciou o novo processador XRing, produzido internamente, para alimentar os seus modelos topo de gama, o Xiaomi 15s Pro e o Xiaomi Pad 7 Ultra.   

Apesar de um crescimento modesto que se prevê para 2025, os analistas da Canalys acreditam que poderá superar o mercado global durante este ano. Prevê um segundo semestre de recuperação entre os sinais da resiliência económica. Com os stocks saudáveis, as fabricantes têm o desafio de manter a procura dos consumidores em atualizar os seus equipamentos. Mas acredita que o sucesso estará na capacidade de oferecer produtos inovadores e uma clara diferenciação para captar o interesse dos consumidores.