A utilização de motores de busca é (quase) sempre a primeira opção quando se procura um determinado tema, mas já sabemos que este tipo de pesquisa mostra muitas vezes só uma camada muito superficial do que é publicado online, dando destaque especialmente a sites que têm mais visitas e referências, o que normalmente não acontece com produções de investigação científica.
Neste casos, o portal RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal, é uma das fontes de excelência para pesquisa de teses, artigos científicos, comunicações a conferências e dissertações produzidas em Portugal, e guardadas em vários repositórios de instituições de ensino portuguesas e laboratórios. O site já tem mais de 10 anos e foi criado numa iniciativa da UMIC, e desde 2010 faz também a ligação a repositórios semelhantes no Brasil.
Basta indicar a palavra a pesquisar, por exemplo "quantum" para conseguir encontrar milhares de referências, ordenadas por relevância, alojadas em 256 fontes diferentes. Pode ainda procurar por data, e mesmo nos resultados pode filtrar por ano e autor.
Um clique nos resultados dá acesso a um sumário e daí aos documentos diretamente, publicados em PDF. Há alguns trabalhos de acesso restrito, ou embargado, mas a grande maioria é de acesso aberto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários