Numa altura em que as preocupações acerca da privacidade continuam a crescer, juntando-se a discussões acerca da dependência de plataformas criadas por gigantes tecnológicas americanas, surgem novas alternativas desenvolvidas na Europa que prometem dar aos utilizadores um maior controlo dos dados. 

A PixelUnion é uma delas e foi concebida como uma alternativa a plataformas como o Google Fotos. A proposta é semelhante à do serviço da tecnológica de Mountain View, permitindo guardar fotografias na Cloud, mas baseia-se num projeto Open Source, neste caso o Immich, e os seus servidores estão localizados em território europeu.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Segundo os criadores, o maior foco na privacidade digital traduz-se na ausência de anúncios na plataforma, assim como de mecanismos de rastreamento dos utilizadores. Entre as funcionalidades da PixelUnion poderá encontrar algumas opções semelhantes às do Google Fotos, mas que prometem funcionar de modo mais privado e seguro. 

Aqui incluem-se opções de reconhecimento de objetos e pessoas, organização de fotografias num mapa, tendo em conta os locais onde foram captadas, além de funcionalidades de pesquisa avançada e de partilha de conteúdo. 

A PixelUnion conta com um plano gratuito, com 16 GB de armazenamento disponíveis para fotos. Para quem precisa de mais espaço, existem também planos adicionais pagos com preços que começam nos 2,95 euros por mês por 150 GB.