
Os lançamentos em acesso antecipado são comuns na indústria dos videojogos, servindo sobretudo aos estúdios indie poderem monetizar os seus projetos ainda em produção, recebendo financiamento diretamente dos seus fãs, mas também uma oportunidade de obter feedback direto dos próprios consumidores. É esse o conceito que a plataforma Kaizen pretende para a música.

No Spotify encontra temas e álbuns finalizados dos músicos e bandas, mas no Kaizen, é possível disponibilizar os temas ainda em produção, inacabados, que vão depois ser atualizados, com novos arranjos ou mudanças de instrumentos, por exemplo. “A música merece a mesma liberdade para crescer e mudar, como um software”, salienta a plataforma na sua apresentação. A ideia do plataforma é valorizar o processo e não apenas o resultado dos projetos, diminuindo dessa forma os riscos que os artistas estão sujeitos durante o processo.
A plataforma é uma oportunidade dos músicos e fãs aprofundarem uma ligação, dando o apoio e o feedback essencial. Se for artista pode registar-se e submeter músicas, mas se procura novas sonoridades indie, é possível ouvir os temas, mas as diferentes versões e comparar, sendo possível dar o respetivo feedback. Em cada versão da música, os artistas podem fazer uma descrição das mudanças no tema.
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