http://imgs.sapo.pt/gfx/228719.gif



Numa altura em que a pedofilia domina a imprensa e faz delinear novas políticas por parte de Governos, são várias as ONG que também reforçam os seus esforços contra este tipo de abuso. A Telefono Arcobaleno, uma associação italiana sem fins lucrativos, que luta pelos direitos das crianças apresenta online a versão 2003 da sua análise aos sites espalhados pela rede que sobrevivem à custa de conteúdos pedófilos e negócio envolvendo crianças.




Ao longo de 2003 a associação analisou mais de 17 mil páginas de Internet para concluir que o número de endereços pedófilos aumentou cerca de 70 por cento, face a valores do ano anterior. Na frente da lista estão, por ordem decrescente, Estados Unidos, Coreia do Sul, Rússia, Brasil, Itália e Espanha. Portugal também entra na contagem, sendo responsável por 51 dos sites pedófilos encontrados pela associação.




A página da Arcobaleno dispõe de números actualizados sobre o ritmo das investigações efectuadas pela organização diariamente. No ano passado foram examinadas 1400 páginas mês, 327 páginas por dia e 46 páginas mês. Estão igualmente disponíveis outros trabalhos realizados pela associação em prol do bem estar das crianças.




Os resultados da investigação desta associação já foram disponibilizados às autoridades internacionais competentes para agir.

Sites de dias anteriores:

19/01/2004

As seis aventuras do pinguim Linux

Para fazer sorrir os seus clientes, a IBM decidiu animar o pinguim Linux e dar-lhe seis histórias diferentes, contadas em pequenas animações flash com algum humor e muita acção, em filosofia open source...

18/01/2004

Casa ecológica

Tornar mais eficiente a gestão do consumo de energia na casa de cada um de nós é o objectivo da EcoCasa, um projecto da Quercus que pode mudar os nossos hábitos através da informação e sensibilização ambiental.

17/01/2004

Arquivo de "faixas surpresa"
Quem nunca se surpreendeu com o início de uma música num CD que se pensava ter terminado 15 minutos antes? O Hiddensongs é uma base de dados onde surgem listadas estas "faixas surpresa", acompanhadas de algumas técnicas de "desencantamento".

16/01/2004

O caminho que leva à palavra

Concebido por um empreendedor e criador de software, o Routeword é um jogo quebra-cabeças, uma espécie de cruzamento entre "sopa de letras", puzzle e labirinto capaz de entreter todo o tipo de audiências... com conhecimentos de inglês.

15/01/2004

Bush em 30 segundos

São retratos, em forma de anúncios de televisão da análise, da política seguida pelo presidente George W. Bush. O desafio foi lançado pela MoveOn.org e o resultado está patente neste site, mas também passará nas televisões norte americanas.

14/01/2004

Dez erros a evitar numa página web

O TOP Ten Web Design Mistakes é já um clássico na sua área. Publicado desde 1996 por Jakob Nielsen faz reparos a erros no desenho, no conteúdo e organização de páginas Internet. Falhas que, no ponto de vista do autor, podem arruinar qualquer site.

13/01/2004

O olhar dos que gerem sítios Web
Neste espaço Web os internautas são convidados a participar com as suas sugestões, que se juntam depois aos pontos de vista dos webmasters que o promovem. Desde tutoriais a notícias, no Weblook fala-se de tudo o que se relaciona com tecnologia.

12/01/2004

Associação para a Inteligência Artificial

Todos os que se interessam pelo tema da Inteligência Artificial devem passar pelo website da American Association for Artificial Intelligence (AAAI), onde podem ficar a conhecer as últimas novidades sobre o tema e ainda calendários de conferências.

11/01/2004

Pontos de Vista para diferentes objectivas

Dar a conhecer vários Pontos de Vista de uma mesma realidade é a proposta deste site que organiza as suas mostras por exposições colectivas ou individuais, variando entre internautas e expositores convidados e residentes.

10/01/2004

Estante de materiais escolares

A Estante dos Materiais é um projecto promovido pela Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, em parceria com o CANTIC que, entre outras coisas, se destina a estimular na comunidade escolar uma atitude positiva perante as TIC.