Depois da notícia inesperada de que, a partir deste ano, o IRS, apenas poderá ser entregue por via eletrónica, o site da AT surge com alterações.

As mudanças, que incluem um motor de pesquisa melhorado e uma organização diferente dos conteúdos e serviços, surgiram devido à necessidade de dar “uma nova organização” aos mais de “de 700 serviços e inúmeros conteúdos, unçs de caráter legislativo e outros explicativos”, justificou a AT em comunicado.

De forma a que os utilizadores consigam “melhor extrair as suas potencialidade”, o portal está também adaptado ao tipo de contribuinte que o visita (cidadão, negócio ou outra entidade), com o novo interface a disponibilizar os serviços e conteúdos especificamente direcionados para o perfil e histórico como contribuinte.

tek finanças
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Por outro lado, um motor de busca melhorado apresentará, em páginas separadas, os serviços, a legislação e as informações complementares.

Assim, e de acordo com o mesmo comunicado, o portal das Finanças (PF) vai ter 12 pontos de “acesso” em função do serviço ou da informação que pretenda aceder:

1 – Obter senha de acesso ao PF caso ainda não disponha;

2 – Aceder, após autenticação, aos serviços e informações conexas com o seu “perfil” de contribuinte, bem como aos avisos e alertas emitidos pela AT;

3 – Aceder aos serviços e informações relacionados com Cidadãos (pessoas singulares);

4 – Aceder aos serviços e informações relacionados com empresas e operadores económicos (área aduaneira);

5 – Aceder aos serviços e informações relacionados com outras entidades, nomeadamente Entidades Públicas, Contabilistas Certificados e Outros Profissionais, no exercício das suas funções;

6 – Aceder à informação institucional da AT, à informação de apoio e à legislação fiscal e aduaneira;

7 – Aceder às principais obrigações a decorrerem no momento do acesso;

8 e 9 – Aceder à globalidade dos serviços e informações tributárias ou aduaneiras;

10 – Aceder ao serviço MOSS;

11 – Obter as diferentes formas de contacto com a AT, nomeadamente telefónico, e-balcão, atendimento por marcação e os endereços dos serviços da AT;

12 – Motor de busca melhorado que lhe permitirá aceder aos serviços e informações existentes no PF