A decisão é justificada no ato administrativo pelo “facto de que é já residual o número de contribuintes que procede à entrega desta declaração em suporte de papel” e pelo “alargamento do universo dos contribuintes que estão abrangidos pela declaração simplificada de IRS”.

No entanto, Manuel Faustino, antigo diretor do IRS na então Direção-Geral dos Impostos, critica a falta de aviso prévio ou publicidade da medida.  “É uma medida que entra de supetão, que nem vem acompanhada de um esclarecimento público”, lamenta o jurista, lembrando que “é preciso fazer uma campanha de sensibilização para as pessoas pedirem a senha”.

A obrigação, noticiada pelo Jornal de Negócios, implica que todos os contribuintes tenham que ter a senha necessária para entrar no site do Portal das Finanças.

95% das declarações de IRS foram entregues pela internet
95% das declarações de IRS foram entregues pela internet
Ver artigo

Aqueles que tenham dificuldades na entrega, vão ter que pedir ajuda ou contratar um contabilista, apesar da portaria assegurar que a Autoridade Tributária está “em condições de assegurar apoio na entrega da declaração por Internet aos contribuintes que ainda sintam dificuldades na utilização desta via”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.