Já abriu o Portal Digital Único, um local de acesso a informação útil direcionada aos cidadãos e empresas da Europa, incluindo regras e procedimentos aplicáveis para viver, estudar, trabalhar ou fazer negócios no espaço da União Europeia. O website está incluído no portal A Sua Europa, que foi atualizado, servindo de ponto de partida para conhecer os seus direitos, obrigações e os processos administrativos.

O portal agrega informações válidas para todos os países, mas destaca-se pela sua acessibilidade, disponibilizando aos internautas os textos na língua nacional dos diferentes Estados-Membros, assim como em inglês.

tek site do dia

O objetivo é ter online no portal, até 2023, todos os procedimentos nacionais para os utilizadores transfronteiriços. Em paralelo, vai facilitar a partilha direta de documentos entre as diferentes autoridades dos Estados-membros da União Europeia, diminuindo assim a necessidade de os cidadãos apresentarem os mesmos repetitivamente.

Em Portugal, será a AMA, a responsável pelo portal de serviços públicos nacionais ePortugal, a coordenar a implementação do Portal e dos serviços relacionados. O portal já conta com dois grandes temas: “Ajuda e aconselhamento para os cidadãos da EU e seus familiares”, onde destaca as viagens, trabalho, os diretos de reforma e veículos, com diversas subtemáticas relacionadas; e o “Guia prático dos negócios na EU” para quem deseja abrir negócios no estrangeiro, as questões do IVA, das propriedades intelectuais, entre outros assuntos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.