A edição de 2020 do ActInSpace está marcada para os dias 13 e 14 de novembro. A competição organizada pela Agência Espacial Francesa, pela Agência Espacial Europeia e pela Aerospace Valley vai decorrer em simultâneo em 72 cidades de todo o mundo e os participantes têm 24 horas para criar soluções inovadoras com tecnologias espaciais que respondam aos desafios lançados.

Em Portugal, a iniciativa, que será realizada totalmente online, é promovida pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), através do ESA Space Solutions Centre Portugal, contando neste ano com a colaboração do projeto INFANTE. Os interessados podem inscrever-se no website do ActInSpace.

ActInSpace 2020
créditos: ActInSpace

O IPN indica que, na competição dirigida a estudantes e empreendedores de todas as áreas, os participantes terão o apoio de mentores, profissionais nas áreas de gestão de negócios, criação de empresas e inovação tecnológica e peritos técnicos.

A equipa portuguesa vencedora vai representar o país na final internacional que decorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021, em Toulouse, França. O vencedor internacional ganha um voo parabólico a bordo da aeronave Airbus Zero-G e as equipas com as ideias mais promissoras também recebem apoio dos Centros de Incubação da ESA e dos seus parceiros para que possam acelerar os seus projetos.

Portugueses querem dados de observação da Terra mais acessíveis e propõem ideia à ESA
Portugueses querem dados de observação da Terra mais acessíveis e propõem ideia à ESA
Ver artigo

Recorde-se que na final internacional do ActInSpace de 2018 Portugal foi representado por um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior com a SpaceWay. A plataforma de disponibilização de dados de satélite 24 horas recorre a uma constelação de microssatélites com o objetivo de democratizar o acesso aos dados observação da Terra para startups e PMEs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.