A situação pandémica da COVID-19 que obrigou ao isolamento, tem causado muitos transtornos às empresas, muitas delas fechando ou operando de forma limitada. E como consequência, o desemprego tem vindo a subir nos últimos meses. Nesse sentido surge o website empregojusto.pt, uma plataforma que pretende ligar as empresas que procuram colaboradores às pessoas que estão desempregadas e querem encontrar novo lugar para trabalhar.

O website foi construído por uma equipa que se formou, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e contribuir para o desenvolvimento de emprego em Portugal. O projeto pretende abrir novos horizontes às empresas e pessoas em geral, numa plataforma alternativa de procurar ofertas de emprego ou angariar candidatos, de uma forma simples e gratuita para os intervenientes.

Um dos objetivos do website é diminuir o spam associado às respostas de emprego. O seu sistema obriga, por exemplo, a que os candidatos apenas possam responder às ofertas de emprego com um currículo anexado. Por outro lado, pretende facilitar o recrutamento às empresas, para que seja mais fácil e rápido. Este centro de emprego virtual pretende ser intuitivo, mas acima de tudo gratuito, seja para as empresas que fazem o recrutamento ou coloquem os anúncios, como para os candidatos.

tek site do dia

O portal tem algumas ferramentas diferenciadoras, entre elas os Favoritos, uma área em que pode selecionar as oportunidades de emprego que lhe interessem, permitindo guardar para uma análise posterior mais detalhada. Com uma única conta pode criar diferentes perfis, de forma a responder a diferentes ofertas com as informações mais adequadas.

Segundo o projeto, os utilizadores podem guardar na sua base de dados o seu próprio currículo, com o armazenamento de ficheiros, ficando sempre disponível onde necessitar, seja no PC ou nos smartphones. Essa vantagem pode ser usada pelas empresas, que podem pesquisar pelos CVs guardados pelo sistema, oferecendo às organizações aderentes o acesso aos currículos baseado em diferentes critérios de seleção, como por exemplo, as habilitações académicas, a experiência dos candidatos, etc.

Por fim, a base de dados do website permite aos seus utilizadores acederem a feedback automático dos seus anúncios, saber o número de visualizações ou quantos candidatos a empresa tem. Um sistema de alertas pretende ajudar a manter os respetivos utilizadores informados sobre a situação.