O Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com a Google Arts & Cultura, criou uma base de dados que reúne diversos locais culturais espalhados pelo mundo. O projeto surge no âmbito do Dia do Patrimônio Mundial, que se comemorou no dia 18 de abril, e permite aos internautas que visitem locais de forma virtual, que de outra forma poderiam não ter essa oportunidade.
Ao todo, a base de dados reúne cerca de 1.100 projetos, espalhados por 130 países do mundo. Os internautas podem ler histórias, aceder a fotografias e vídeos dos locais preservados, muitos deles sobre heranças culturais, objetos e tradições associadas. O projeto serve também de incentivo e angariação de embaixadores que ajudem a preservar e vigiar os locais, contra os perigos sejam eles naturais ou causados pelo Homem.
Pode saber mais sobre templo budista Wat Chaiwatthanaram na Tailândia, o mausoléu al-Imam al-Shafi’i no Egipto, entre outras histórias, reunindo cerca de 100 novas imagens e a promessa de manter o website atualizado com mais conteúdos futuramente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários