Fazer uma representação à escala das distâncias presentes no sistema solar numa só imagem é complicado. No entanto, a história é diferente quando se trata de uma página web. O artista e designer Josh Worth criou um website onde os utilizadores podem navegar virtualmente pelo espaço e perceber o quão vasto é o nosso sistema planetário.
O criador indica no seu blog que a ideia por trás da criação de “If the moon were one pixel only” surgiu quando estava a dar a conhecer os mistérios do sistema solar à sua filha que na altura tinha 5 anos. O artista lembra que tentava usar diversas metáforas para explicar o tamanho dos planetas e a distância entre eles.
Josh Worth rapidamente percebeu que as imagens nos livros de ciências, os modelos do sistema solar e até os telescópios acabam por nos dar uma perceção um pouco enganadora das dimensões dos planetas. Assim, pôs mãos à obra e dedicou-se a construir o website.
Em “If the moon were one pixel only”, cada pixel equivale a 3.474,8 km. O utilizador começa a viagem especial no centro do sistema solar e para avançar tem de deslocar-se na horizontal com as teclas direcionais ou com o rato. À medida que navega, surgem pequenas mensagens de apoio para não se sentir tão sozinho na imensidão.
O website permite também perceber a velocidade a que a luz se desloca. Caso não esteja totalmente preparado para passar uns bons minutos a fazer scroll pelo espaço, o criador de “If the moon were one pixel only” deixou uma útil barra no topo do website onde pode consultar o tamanho de cada um dos planetas à escala de píxeis, não esquecendo Plutão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários