O DXC Code Challenge está de volta com o seu objetivo de despertar o interesse dos mais jovens para o mundo da programação. Este ano, a missão é dar asas à imaginação e criar uma “jogoexpedição” intergaláctica.

Destinado a estudantes dos 1º, 2º e 3º Ciclos, neste concurso cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras em Scratch ou MakeCode Arcade, existindo para tal três categorias: Kids, 1º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15.

A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, ou seja, as crianças podem concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos.

A edição deste ano tem a descoberta do Espaço como tema e propõe algumas perguntas como ponto de partida, como de que forma poderíamos enfrentar o lado desconhecido do Espaço? Como explorar o Espaço em segurança? É possível imaginar uma forma ou invenção capaz de ajudar a combater extraterrestres e explorar outra dimensão?

As inscrições estão abertas para que os jovens possam elaborar os seus projetos ao longo dos próximos meses e enviarem o resultado final até 29 de abril de 2024. Segue-se um período de avaliação, com a revelação dos vencedores a acontecer a 20 de maio.

tek DXC Code Challenge
DXC Code Challenge

Refira-se que nos Desafios Kids e Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D. No Desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.

Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.