O DXC Code Challenge está de volta com o seu objetivo de despertar o interesse dos mais jovens para o mundo da programação. Este ano, a missão é dar asas à imaginação e criar uma “jogoexpedição” intergaláctica.
Destinado a estudantes dos 1º, 2º e 3º Ciclos, neste concurso cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras em Scratch ou MakeCode Arcade, existindo para tal três categorias: Kids, 1º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15.
A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, ou seja, as crianças podem concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos.
A edição deste ano tem a descoberta do Espaço como tema e propõe algumas perguntas como ponto de partida, como de que forma poderíamos enfrentar o lado desconhecido do Espaço? Como explorar o Espaço em segurança? É possível imaginar uma forma ou invenção capaz de ajudar a combater extraterrestres e explorar outra dimensão?
As inscrições estão abertas para que os jovens possam elaborar os seus projetos ao longo dos próximos meses e enviarem o resultado final até 29 de abril de 2024. Segue-se um período de avaliação, com a revelação dos vencedores a acontecer a 20 de maio.
Refira-se que nos Desafios Kids e Júnior, recorrendo ao Scratch e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas em 2D. No Desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo um adversário no ambiente de jogo.
Toda a informação está disponível no website https://dxccodechallenge.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários