Elvira Fortunato e Rodrigo Martins fazem parte da mesma equipa na Universidade Nova de Lisboa (Cenimat) e estiveram juntos no projeto que permitiu desenvolver transístores de papel, uma invenção que já valeu outros prémios ao casal (marido e mulher) e um amplo destaque por parte da comunidade internacional.
A investigadora portuguesa, que também lidera o Centro de Investigação de Materiais da UNL, liderou o projeto que agora lhe vale a nomeação para o prémio. Na lista onde surge o seu nome há outros inventores que um pouco por toda a Europa, mas também fora dela, criaram tecnologias, produtos ou serviços que se distinguem pelo seu potencial e relevância nas respetivas áreas. Pode saber mais sobre os outros candidatos aqui.
Os prémios são do Instituto Europeu de Patentes. Também distinguem inventores em áreas como a indústria, PME, países não europeus e uma espécie de prémio carreira (lifetime achievement). Os vencedores serão conhecidos a 9 de junho num evento anual, que este ano decorre em Lisboa.
[caption]
[/caption]
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários